Cardápio para emagrecer

275 receitas para emagrecer 

Para fazer uma alimentação que favoreça a perda de peso é adotar algumas estratégias simples que permitam aumentar a sensação de saciedade, diminuir a fome e acelerar o metabolismo, De acordo com a nuticionista Tatiana Zanin.

No entanto, quando se deseja perder peso, o ideal é procurar a orientação de um nutricionista. 

Dieta saudável: como preparar um cardápio para emagrecer

Essas dicas servirão para ter maior liberdade na dieta e preparar refeições mais saudáveis para perder peso:

1. A base do almoço e do jantar são os vegetais

vegetais aumentam o bolo alimentar por conta da quantidade de fibras e assim, se terá mais saciedade e menos fome, além de vitaminas e minerais essenciais.

2. Consumir pequenas porções de carboidratos

É importante consumir pequenas quantidades de carboidratos, para evitar a quantidade de insulina no sangue, alem de evitar o cansaço. Não apenas o mel, a rapadura, mas consumir frutas que contêm mais carboidratos ajudam a se manter bem, pois isso pode desacelerar o consumo de doces e ataques a geladeira, noturnamente.

3. Os lanches também devem ter proteínas


Dieta saudável: como preparar um cardápio para emagrecer

Proteínas como Ricota, queijo branco, frango sem pele, são uma ótima pedida para os lanches. Uma vez que podemos com isso não nos preocuparmos não apenas com o peso, mas também em evitar a flacidez, estrias e o efeito sanfona.

sanduíches naturais combinados com essas proteínas são ótimos para o organismo.

4. Incluir azeite, frutos secos e sementes

Fontes oleaginosas de flavonoides, que combatem os radicais livres que causam envelhecimento precoce, ajudam a manter o equilíbrio intestinal e mantendo o organismo saudável para as taferas do cotidiano.
São esses grupos de alimentos também responsáveis pelo bom funcionamento do coração e da mente.

5. Fruta tem limite, não exagere

Frutas são fontes de muitos açúcares e se combinadas de forma errada, podem aumentar o índice de açúcar no sangue e até mesmo de cáries.

Por isso, o importante é que se consumo nessas semanas as frutas cítricas com o bagre, como a laranja, por exemplo. E, ainda muito importante é não misturar frutas numa mesma refeição e consumí-las in natura, em vez de triturar, corte-as, em vez de fazer suco, consuma a própria fruta, e se limite a comer pouca fruta, mas não deixe faltar e varie.

6. Beber água diariamente

É importante consumir 2 a 2,5 L de água por dia. O ideal é não consumir líquidos juntamente com a comida para evitar encher e não consumir as porções correspondentes das refeições.

Uma excelente opção é beber água com limão, pois ajuda a limpar o paladar e diminuir a vontade de comer muitos doces.

7. Consumir proteínas com baixo teor de gordura

 De acordo com a nuticionista Tatiana Zanin: Os feijões, lentilhas e grão de bico, por exemplo, que combinados com arroz garantem boa quantidade de proteínas.

Veja outras dicas com a nutricionista Tatiana Zanin:

Cardápio saudável para emagrecer

A nutricionista Tatiana Zanin ainda deixa disponível a tabela a seguir, que traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para emagrecer de forma fácil e saudável:

ComidaDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhãCafé preto sem açúcar + torrada integral com 2 colheres de sopa de ricota com orégano e 1 ovo mexidoCafé preto sem açúcar + 30g de granola com 1 copo de leite de coco ou de amêndoa + 1/2 xícara de morango1 xícara de café com leite desnatado sem açúcar + 1 panqueca média de banana com aveia com 1 colher de sopa de manteiga de cacau
Lanche da manhã2 fatias de melão + 10 unidades de castanha de caju1 banana triturada com 1 colher de sopa de manteiga de amendoim e um pouco de canela2 fatias de mamão com 1 colher de chá de chia
Almoço/ jantar1 filé de peito de frango grelhado acompanhado de 3 colheres de sopa de arroz integral com 2 colheres de sopa de feijão + 1 xícara de vegetais salteados no azeite de oliva + 1 pêra1 filé de peixe com tomate e cebola ao forno + 1 pêssego1 filé de peito de peru cortado em cubos salteados com vegetais e quinoa + 1 maçã
Lanche da tarde1 iogurte natural com 1 colher de mel + 10 unidades de amendoim1 xícara de chá de gengibre + 2 torradas integrais e 2 colheres de abacate amassado (com cebola, tomate, pimenta e um pouco de noz moscada)

1 porção de gelatina de frutas sem açúcar + 6 nozes

As quantidades incluídas no menu variam de acordo com a idade, gênero, atividade física e se possui alguma doença associada ou não, por isso o ideal é procurar orientação de um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e seja elaborado um plano nutricional adequado às necessidades.

Também pode ser incluído na alimentação chás diuréticos e termogênicos, que ajudam na queima de gordura e favorece a perda de peso. Veja exemplos de chás que emagrecem.

Você também pode se interessar por 

Emagrecer rápido mais 257 receitas gratuitas 



Créditos: Tatiana Zanin, Nutricionista. base deste artigo. encontrado em: https://www.tuasaude.com/como-fazer-uma-alimentacao-saudavel-para-emagrecer/

  •  de tempo, apenas para alcançar o peso desejado.
  • Algo que só está indicado para pessoas que estão acima do peso ideal.
  • Um estilo de alimentação que não só ajuda a alcançar o peso ideal mas também a melhorar a saúde em geral.